Como se proteger num site de encontros

Cada vez mais pessoas recorrem a sites de encontros na esperança de encontrar alguém com quem desenvolver algum tipo de relacionamento romântico ou sexual. Infelizmente, a popularidade destes sites e aplicações atrai, também, oportunistas mal intencionados, determinados a aproveitar-se da fragilidade e ignorância de muitos daqueles que recorrem a este tipo de plataforma social. Uma participação desatenta num site de encontros poderá ter um desfecho muito infeliz e levá-lo a ser completamente ludibriado por desconhecidos movidos pela má fé. Isto não implica que deva manter-se afastado destes sites, mas sim que deverá utilizá-los de forma prudente e consciente, e apenas depois de se inteirar muito bem sobre todos os riscos que os mesmos comportam.

Manter-se seguro enquanto utiliza um site de encontros não é particularmente difícil, mas implica estar muito bem informado relativamente aos riscos envolvidos e ter, pelo menos, algumas noções básicas de segurança informática, de forma a que possa garantir um nível razoável de proteção durante as suas atividades online. Infelizmente, por mais informação que exista sobre o assunto, continuamos a ver imensas pessoas a ser enganadas em sites desta natureza, o que nos indica que esse conhecimento ainda não foi assimilado de forma generalizada, fazendo com que uma personagem significante da população constitua ainda um alvo muito apetecível para quem procura fazer mal.

Principais riscos de utilizar sites de encontros

Os perigos de participar num site de encontros vão muito para além de ter um desgosto amoroso, ou até de acabar a falar com alguém que não faz a melhor das representações de si mesmo. Uma utilização descuidada de um destes sites pode mesmo trazer-lhe problemas muito sérios para a vida.

Scams

Os principais scams que pode encontrar em sites de encontros envolvem alguém a fazer-se passar por outra pessoa para captar o seu interesse e ganhar a sua confiança, de forma a conseguir retirar de si algum tipo de ajuda financeira, ou simplesmente para ter acesso às suas informações pessoais, que mais tarde poderão ser utilizadas para falsificar a sua identidade. Imensas pessoas caem neste género de esquema e são frequentemente levadas à ruina, para além de ficarem com profundas cicatrizes emocionais.

Catfishing

As estatísticas variam ligeiramente, mas tudo aponta para que cerca de 10% dos perfis que encontra em sites de encontros serem falsos. Catfishing caracteriza-se, simplesmente, por alguém a fazer-se passar por uma pessoa que não é. As motivações por detrás desse acto podem variar significativamente, e vão desde simples brincadeiras até tentativas de burla mais sérias.

Sites de encontros fraudulentos

Muitos sites de encontros mais não são do que embustes, e proliferam por toda a internet. Poderá comummente encontrá-los através de anúncios publicitários que lhes mostram fotos ou vídeos de homens e mulheres extremamente atraentes que se encontram, supostamente, perto de si mortinhos para conhecê-lo. Ao inscrever-se e ao tentar falar com estes candidatos ao amor da sua vida, rapidamente descobrirá que terá de pagar para fazê-lo. E, como é claro, todos esses perfis são falsos. Estes sites poderão também tentar roubar-lhe certas informações pessoais, como é o caso de passwords, que mais tarde serão utilizadas para aceder a emails, redes sociais e contas bancárias entre os quais possa partilhar da mesma password.

Stalking

Muitos utilizadores reportam que já foram, de uma forma ou de outra, alvos de perseguição e mensagens perturbadoras em sites de encontros. Isto acontece quando fala com alguém destabilizado que cria uma obsessão consigo e apresenta dificuldade em lidar com rejeição. Alguns destes indivíduos podem tornar-se perigosos, por isso é importante selecionar muito cuidadosamente com quem fala nestas redes.

Sinais de alarme

Saber identificar alguns sinais de alarme, também conhecidos como “red flags”, é uma habilidade vital para se proteger e evitar retirar problemas sérios da sua participação em sites e apps de encontros. Eis alguns sinais que deverá encarar sempre como um indicador bastante convincente de que estão a tentar enganá-lo:

  • Alguém com quem apenas fala online pede-lhe assistência financeira. Qualquer tipo de pedido desta natureza deve sempre ser ignorado;
  • Dizem ser do mesmo país que você mas estão atualmente a trabalhar no estrangeiro, e como tal não se poderão encontrar consigo. Isto não implica que seja necessariamente um scam, mas é bastante suspeito, e costuma ser uma narrativa frequentemente adoptada por burlões;
  • A pessoa em questão parece saída da capa de uma revista de moda, enquanto você…nem por isso. Sem querer ferir suscetibilidades, porque é que alguém tão belo ficaria tão interessado por si? Não que seja totalmente impossível, mas é uma situação muito suspeita, que quase sempre se traduz em “catfishing”;
  • Limitam-se a dar respostas muito vagas às suas questões;
  • Fazem-lhe grandes declarações de amor quando ainda nem se conhecem pessoalmente. Alguém que tente transmitir algum tipo de sentimento mais profundo depois de umas poucas conversas virtuais deverá sempre ser interpretado com com muita desconfiança;
  • Pedem-lhe informações muito pessoais logo muito cedo, como é o caso da sua morada. Deverá sempre evitar dar dados comprometedores a quem não conhece;
  • Dão-lhe informações contraditórias. Se alguém lhe diz algo e pouco tempo depois dá-lhe uma informação que contraria aquilo que lhe foi inicialmente transmitido, isso deverá ser o suficiente para quebrar de imediato contacto, pois essa pessoa está a mentir-lhe;
  • Fotos que não parecem representar a descrição pessoal. Imaginemos que alguém se diz um grande atleta, mas na sua foto aparenta nunca ter levantado um peso na vida. O mais certo é estar a mentir-lhe. Preste sempre atenção a estes detalhes, pois ainda que a aparência possa enganar, na maior parte das vezes diz-nos muito sobre uma pessoa;
  • Pedir-lhe para clicar em qualquer tipo de link desconhecido. Se receber de alguém com quem apenas fala online um link para um site que não conhece, então não clique, pois existe uma forte possibilidade de conter software malicioso;
  • Tentativa de venda de qualquer tipo de produto ou serviço.

Dicas de segurança

Não é particularmente difícil aprender a defender-se de ameaças virtuais, bastando, para tal, seguir à risca um pequeno conjunto de dicas de segurança:

Utilize fotos únicas

De modo a salvaguardar a sua privacidade é importante que não use num site de encontros as mesmas fotos que utiliza nas restantes redes sociais, uma vez que é fácil chegar aos seus perfis através de uma simples pesquisa de imagem no google, ou noutro site para o efeito. Sempre que publicar uma foto num site de encontros, certifique-se de que é única e exclusivamente utilizada para esse efeito.

Divulgue o mínimo de informações pessoais possível

Não divulgue dados como o seu último nome, data de nascimento, perfis de redes sociais, nomes de familiares, nomes de animais de estimação, onde estudou, etc. Algumas dessas informações podem ser usadas por hackers para chegar até si ou descobrir as suas passwords.

Mantenha a conversa na app/site

Muitos scammers tentarão o mais rapidamente possível mover a conversa para outra app de mensagens onde exista menor monitoração de abusos, como é o caso de telegram e whatsapp, de modo a correrem menos riscos de virem a ser banidos a meio da conversa. Evite sempre essa situação conversando única e exclusivamente através da app/site de encontros em questão.

Não envie fotos comprometedoras

Esta é uma dica extremamente básica de segurança, que já todos conhecem, mas ainda assim muitos não respeitam. Nunca, sob circunstância alguma, envie fotos íntimas a alguém que não conhece, pois essas fotos poderão, no futuro, vir a ser usadas contra si.

Desative a deteção de localização

Muitos sites e apps possibilitam a deteção da sua localização para ajudá-lo a ser encontrado por pessoas que possam estar mais perto de si. Se for esse o caso, talvez seja melhor desativar essa opção, uma vez que nunca é bom deixar estranhos saber exatamente em que zona você vive. Não tem muito a ganhar com isso e existe sempre o risco de essa informação vir a ser utilizada por pessoas mal intencionadas.

Evite interagir com perfis suspeitos

Se há algo no perfil de um utilizador que não lhe inspira confiança é sempre melhor confiar na sua intuição do que arriscar. Um perfil suspeito poderá caracterizar-se como um perfil desprovido de qualquer tipo de informação relevante, com apenas uma foto, ou foto alguma, bem como informações que pura e simplesmente parecem ser fictícias. Se algo lhe despertar suspeitas, evite estabelecer contacto com esse perfil.

Faça uma videochamada antes de marcar um encontro

Uma boa forma de saber se a pessoa é realmente quem diz ser é através de uma videochamada. Isto não lhe responderá a todas as questões que poderá ter sobre a pessoa, mas pelo menos garantirá que realmente corresponde à identidade exibida no perfil. Caso a pessoa se recuse a fazê-lo, então deverá abandonar de imediato os planos para qualquer tipo de encontro, pois não faz sentido alguém que se quer encontrar consigo não aceitar primeiro fazer uma videochamada.

Avise um amigo

Antes de sair para se encontrar com quem quer que seja explique a situação a um amigo de confiança e diga-lhe onde planeia ir e a que horas espera voltar. Poderá, também, pedir-lhe que faça uma chamada estratégica durante o encontro, só mesmo para confirmar se está tudo bem consigo. Jamais se vá encontrar com um estranho sem que mais ninguém saiba.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *