O universo das apps de encontros está em constante evolução e mutação. As alternativas proliferam cada vez mais, e a cada ano que passa são introduzidas novas ofertas com funcionalidades cada vez mais avançadas e apelativas. Ainda que as mais populares sejam já muito conhecidas, a competição torna-se mais renhida a cada ano que passa, fazendo com que as alternativas ao seu dispor sejam cada vez mais vastas. Mesmo que já utilize alguma app de encontros, vale a pena estar informado sobre aquilo que o mercado lhe oferece e dar uma oportunidade a outras aplicações, que poderão, quiçá, revelar-se ainda melhores do que aquelas que actualmente usa. De seguida listaremos algumas das melhores apps de 2020, com base em factores como popularidade, crescimento nos últimos meses, inovação e qualidade das funcionalidades oferecidas.
Tinder
Apesar da competição ser cada vez mais agressiva, consideramos que ainda não temos um sucessor legítimo do Tinder. Não é uma aplicação perfeita, e tem, de facto, alguns problemas, mas continua a ser aquela que oferece a melhor relação entre popularidade e qualidade. É simples de utilizar, relativamente segura, repleta de excelentes funcionalidades e, actualmente, a mais popular de todas as apps de encontros. É aqui que conseguirá encontrar o maior número possível de potenciais parceiros, pelo que, é uma app que todos aqueles interessados em encontrar amor ou simplesmente uma relação casual deverão experimentar.
Badoo
O Badoo tem um historial problemático, uma vez que a diversas alturas da sua longa existência já revelou deixar muito a desejar no que toca à qualidade e segurança da sua plataforma. Por esta razão, é questionável se deveria sequer estar tão bem posicionado nesta lista, mas a realidade é que o Badoo tem melhorado muito no decorrer dos últimos anos, em praticamente todos os níveis, e continua a ser uma aplicação extremamente popular onde poderá ter acesso a muitos potenciais parceiros. Em certos países é até mesmo mais popular do que o Tinder. Uma das grandes grandes vantagens do Badoo é que, para além do típico sistema Gosto/Não gosto, popularizado pelo Tinder, o Badoo concede-lhe maior liberdade de abordagem, permitindo-lhe iniciar conversa com alguém mesmo que nenhuma combinação tenha sido estabelecida. Para muitas pessoas isto é uma grande vantagem, bem como uma funcionalidade cada vez mais rara em apps de encontros.
Grindr
O Grindr é, muito basicamente, o Tinder para gays. Na realidade, o Tinder foi inspirado no modelo do Grindr, que é certamente um pioneiro do mesmo e bastante popular mesmo antes do Tinder existir. Para homossexuais, o Grindr continua a ser uma app de referência. Portanto, se procura um parceiro do mesmo sexo, não deverá deixar de testar esta app.
Okcupid
O Okcupid já tem muita história no universo das apps de encontros, e continua a ser uma das mais populares. É particularmente recomendada para quem viva nos Estados Unidos, mas é também utilizada um pouco por todo o mundo. O OKcupid costumava ter um formato semelhante ao do Badoo, mas recentemente adoptou o popular modelo do Tinder, o que não é necessariamente um ponto a seu favor, mas a realidade é que continua a ter muita adesão, sendo, por isso, uma app que merece ser testada.
Happn
O Happn destaca-se pelo seu conceito inovador, que consiste em sugerir-lhe pessoas com quem realmente se cruzou. Este sistema tem a vantagem de facilitar imenso a vida daqueles que procuram um encontro o mais rapidamente possível com alguém que realmente se situe por perto. Esta app também calcula a quantidade de vezes que você e um potencial parceiro já se cruzaram.
Bumble
O Bumble tem vindo a ganhar muita notoriedade no decorrer do último ano, principalmente entre a comunidade feminina, uma vez que foi criado especialmente a pensar nela. Esta app inovadora é semelhante ao Tinder, mas destaca-se por colocar a mulher no controlo, sendo, por isso, bastante apelativa para mulheres que querem evitar ser contactadas por quem não lhes interessa ou em momentos inoportunos, uma vez que aqui é sempre ela que inicia o primeiro contacto. Ao contrário do Tinder, em que após uma combinação tanto ele quanto ela podem enviar mensagens, no Bumble tem de ser a mulher a dar o primeiro passo. Após cada combinação ela terá 24 horas para iniciar contacto, caso contrário a combinação desaparecerá. Isto cria um maior sentido de urgência, mas também evita a acumulação de combinações sem propósito que nunca levarão a conversa alguma. O Bumble incentiva as suas utilizadoras a terem iniciativa e a aproveitarem cada oportunidade, caso contrário acabarão por perdê-la.