Atenção à gramática: Estudo confirma a importância de bem escrever

Uma boa aparência não é tudo aquilo de que necessita para ter sucesso em sites de encontros. De acordo com um estudo recente sobre a matéria, a gramática pode, também, ter um impacto decisivo no seu sucesso em sites e apps de encontros. Ao que parece, erros gramaticais e um vocabulário pobre podem causar uma má impressão a seu respeito e levar a que certas pessoas não consigam desenvolver interesse em si nem levá-lo a sério, mesmo que seja fisicamente atraente.

O que o estudo nos diz:

  • 69% dos 1000 entrevistados afirma que erros ortográficos podem influenciar o seu interesse romântico numa pessoa.
  • 71% acredita que a gramática pode ser um bom indicador de inteligência.
  • 68% não consegue desenvolver interesse romântico em alguém que não saiba escrever correctamente.
  • 45% das mulheres e 24% dos homens afirma que não teria interesse em alguém muito atraente fisicamente, mas que apresentasse uma ortografia pobre.
  • 34% dos respondentes afirma já ter deixado de falar com um interesse romântico por causa de erros ortográficos recorrentes.
  • É 2x mais provável para uma mulher perder interesse romântico em alguém por causa de uma mau domínio linguístico do que para um homem.

Como evitar ser prejudicado pela sua gramática?

Agora que sabe que a forma como escreve pode ser a causa do seu insucesso em sites de encontros, é importante utilizar esta informação para evitar continuar a cometer erros que podem estar a ter um impacto extremamente destrutivo na sua vida romântica.

  • Comece a prestar mais atenção à forma como escreve. Este é o primeiro passo de todos. Em vez de, pura e simplesmente, escrever e enviar, leia bem o que acabou de escrever e certifique-se de que se encontra escrito correctamente e o vocabulário escolhido revela alguma eloquência. Esta pequena preocupação fará que, com o tempo, a seu nível gramatical se torne naturalmente superior.
  • Dê uso aos correctores ortográficos. Com o advento desta tecnologia, já não há desculpa para enviar mensagens repletas de erros. Preste atenção às recomendações e dê-se ao trabalho de corrigir todas as palavras marcadas como incorrectas.
  • Enriqueça o seu vocabulário. Uma boa forma de fazê-lo é pesquisando sinónimos para palavras muito comuns. Isto poderá ajudá-lo a conferir alguma sofisticação às suas mensagens. No entanto, convém não abusar desta prática, de modo a evitar compor textos minados de palavras excessivamente caras.
  • Evite repetir demasiado as mesmas palavras. Como alternativa, utilize sinónimos. Faça uma pequena pesquisa por sinónimos de determinada palavra se achar que precisa de utilizá-la diversas vezes na mesma mensagem. Isto tornará o texto muito mais agradável de se ler.
  • Não utilize abreviações nem modifique as palavras. Coisas como “qd” ou “pk” são aceitáveis até aos 14 anos de idade. Depois disso são apenas vergonhosas, e dificilmente alguém conseguirá levá-lo a sério a escrever assim.
  • Evite palavrões. Por uma simples questão de decência, escreva de forma matura e respeitosa. Vocabulário brejeiro dificilmente o ajudará a atrair a atenção positiva de quem quer que seja.
  • Preste atenção à pontuação. Aprenda as regras da mesma e faça questão de aplicá-las correctamente em cada uma das suas mensagens.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *