Independentemente do site ou aplicação de encontros em que participe, há regras de segurança e privacidade que deverá sempre fazer os possíveis para seguir. Infelizmente, uma boa percentagem dos utilizadores tende a negligenciar muitas destas regras, colocando assim a sua privacidade e segurança em risco. De seguida listaremos alguns dos comportamentos que deverá sempre tentar evitar em sites de encontros de modo a garantir que a sua privacidade não é comprometida. Ao segui-las à risca, poderá ter a certeza de que a sua participação nestes sites e aplicações não o colocará em situações de risco.
Revelar demasiado no seu perfil
O seu perfil não precisa de conter informação muito reveladora a seu respeito. Essa informação deverá ser reservada para pessoas com quem já comunica há algum tempo e que lhe inspiram confiança. Os dados do seu perfil deverão ser preenchidos com informação sem grande relevância, que não o coloque de forma alguma em risco de vir a ter sérios problemas de privacidade. Evite revelar local de trabalho, nome completo, número de telefone ou qualquer outra informação de carácter mais pessoal. Isto é particularmente importante em sites de encontros, uma vez que a rejeição pode levar a que certas pessoas desenvolvam sentimentos menos positivos a seu respeito e tentem de alguma forma vingar-se. Estes são sites e aplicações que mexem demasiado com o estado emocional dos seus utilizadores, portanto todo o cuidado é pouco.
Enviar fotos íntimas
Enviar fotos íntimas a pessoas que ainda mal conhece é meio caminho andado para vir a ter sérios problemas no futuro. Ainda que isto pareça demasiado óbvio, a realidade é que ainda muitas pessoas cometem este erro e acabam por vir a ver a sua intimidade exposta ao mundo. Até a um namorado é desaconselhado que envie fotos desta natureza, portanto, escusado será dizer que caso algum dia lhas sejam solicitadas por um desconhecido, a única resposta sensata será um “não”. Os sites de encontros frequentemente fomentam conversas de cariz sexual, portanto a troca de fotos íntimas acaba por ser um acontecimento comum. Evite ao máximo fazê-lo, se está mesmo preocupado com a sua privacidade e segurança.
Associar as suas contas sociais ao perfil
Alguns sites e aplicações de encontros dão-lhe a possibilidade de associar as suas redes sociais ao perfil, o que faz com que qualquer pessoa possa visitar o seu facebook, instagram ou twitter e descobrir mais sobre a sua vida sem que tenha sequer de falar consigo. Isto não é um problema para muitas pessoas, mas a realidade é que representa um risco de segurança para si. Consideramos que a decisão mais sensata será evitar ao máximo associar qualquer conta sua ao seu perfil, a menos que a mesma não revele muito a seu respeito.
Dar informações pessoais por chat
No momento em que começa a falar com alguém através de um site de encontros pouco ou nada sabe a respeito dessa pessoa. Durante a conversa, é provável que a mesma queira saber mais sobre si e lhe coloque perguntas mais pessoais. Evite dar dados concretos sobre a sua vida que possam comprometer de alguma forma a sua segurança, como é o caso de dizer onde trabalha, por onde costuma andar e onde mora. Este é o tipo de informação que só deverá ser dada depois de conhecer a pessoa, gostar dela e sentir que pode realmente confiar. Ou seja, é importante conhecê-la primeiro.
Dar o seu número de telemóvel
Dar o número de telemóvel é prática habitual para quem frequenta sites desta natureza. Ainda que a troca de contactos telefónicos possa facilitar o contacto entre duas pessoas, também pode originar problemas caso a pessoa em questão não seja bem aquilo que você esperava. Um encontro pode facilmente ser combinado sem haver a troca de contactos, e é assim que deverá ser para bem da sua segurança. Nem imagina a quantidade de dores de cabeça que poderá evitar ao esperar algum tempo até finalmente dar o seu contacto. Se o primeiro encontro correr muito bem, talvez se justifique dar o seu número. Mas antes disso, é altamente desaconselhável, já que existem mais riscos do que benefícios.
Aceitar encontros precipitadamente
A altura certa para aceitar um encontro é algo que deverá ficar ao seu critério. No entanto, é importante que não se precipite. Tem mesmo a certeza que é o momento ideal? Tem a certeza que já falou o suficiente com a outra pessoa de modo a determinar se quer mesmo conhecê-la melhor? Sente-se seguro e confortável com a ideia de um encontro? Isto são questões que deverá sempre colocar a si mesmo antes de aceitar um encontro.