Regra geral, os homens não gozam de tanto sucesso no Tinder quanto as mulheres. Se é homem e tem conta no Tinder, provavelmente já reparou que é necessário deslizar para a direita em dezenas ou até mesmo centenas de perfis até conseguir uma única combinação. Aliás,se é homem, é bem provável que nunca tenha conseguido sequer uma única combinação. De acordo com as estatísticas, as mulheres não experienciam as mesmas dificuldades, sendo para elas relativamente fácil conseguir combinações, mesmo que não sejam particularmente atraentes.
Porque é que é tão difícil para os homens?
Os homens tendem a ser menos selectivos do que as mulheres. É muito mais fácil para um homem encontrar beleza em diversos tipos de corpos femininos do que para uma mulher em diversos corpos masculinos. Não é, por exemplo, raro encontrar homens que achem piada a mulheres ligeiramente rechonchudas. O contrário já é muito menos provável. O desejo por sexo também tende a ser muito mais voraz na comunidade masculina do que na feminina, o que faz com que no Tinder o homem apresente logo à partida uma predisposição muito maior para gostar de uma percentagem mais elevada de raparigas.
Esta predisposição natural para serem mais receptíveis faz com que para uma mulher conseguir combinação se torne bastante fácil. Essa facilidade, por sua vez, apenas contribui para aumentar o grau de exigência das mulheres, já que se gostarem de mais perfis acabam por combinar com toda a gente e ser abordadas por um número extremamente elevado de homens. Por outro lado, quanto maior a dificuldade do homem em conseguir combinações, maior a sua frustração, o que frequentemente leva a que pura e simplesmente comecem a gostar de todos os perfis que lhes aparecerem à frente, na esperança de conseguir uma combinação. Este comportamento ainda vem piorar a situação, pois crê-se que o Tinder penalize utilizadores que gostem indiscriminadamente de todos os perfis, tornando-os menos visíveis para os restantes utilizadores e fazendo com que se torne ainda mais difícil conseguirem uma combinação.
Há solução para o problema?
Não há absolutamente nada que sozinho possa fazer para alterar esta realidade. No entanto, há uma regra que todos os homens deviam seguir: tornarem-se mais selectivos e deixarem de gostar de todos os perfis que lhes aparecem à frente. Se toda a comunidade masculina adoptasse esta atitude, o desequilíbrio que existe actualmente deixaria de existir, uma vez que as mulheres teriam deixar de ser tão elitistas de modo a conseguir mais combinações, já que a sua taxa de combinação cairia drasticamente.
Tal como já referido, ser mais selectivo no Tinder ajudá-lo-á a conquistar maior visibilidade, uma vez que o algoritmo utilizado por esta app de encontros penaliza quem desliza indiscriminadamente para a direita e recompensa quem se revela mais selectivo, uma vez que aqui um comportamento selectivo é interpretado como sendo uma característica inerente a indivíduos de maior valor sexual, e se o Tinder reconhece maior valor num utilizador, atribuir-lhe-á automaticamente maior visibilidade.
Tornar-se mais selectivo não fará necessariamente com que comece a ter um número muito mais elevado de combinações, mas poderá certamente contribuir para que se venha a verificar um pequeno acréscimo nas mesmas.