Primeiro encontro: Programas a evitar

O programa escolhido para o primeiro encontro poderá ter um impacto decisivo para o futuro da relação. Primeiras impressões são muito importantes, e como tal é essencial que o primeiro encontro seja o mais agradável possível. Curiosamente, muitos dos programas mais populares para o primeiro encontro tendem a não ser os mais favoráveis à obtenção dos resultados pretendidos. De seguida explicamos-lhe o porquê de certas ideias para o primeiro encontro não serem as mais indicadas.

O que as más ideias costumam ter em comum:

  • Requerem demasiado investimento, o que não faz sentido, tendo em conta que ainda não conhece a pessoa nem sabe se as coisas resultarão ou não.
  • Colocam demasiada pressão na outra pessoa, o que poderá fazê-la sentir-se desconfortável e arruinar todo o encontro.
  • Não oferecem uma boa oportunidade para travar conhecimento.
  • Não permitem uma estratégia de fuga plausível.

Programas a evitar

  • Eventos familiares: Não convide alguém que ainda nem conhece para um evento familiar. Para além da pressão que colocará na outra pessoa, fá-lo-á parecer precipitado e também um pouco desesperado.
  • Actividades de grupo com amigos: Um primeiro encontro deverá sempre ser realizado a dois, pela simples razão de que o principal objectivo do mesmo é ficarem a conhecer-se. Tal como eventos familiares, actividades de grupos com amigos colocarão uma pressão desnecessária na outra pessoa e não a deixará suficientemente à vontade para dar-se a conhecer.
  • Cinema: Por mais comum que seja este programa, será que quer mesmo passar 2 ou 3 horas dentro de uma sala de cinema, numa ocasião onde a prioridade devia ser conhecer outra pessoa? Sendo um compromisso de horas, o cinema também não lhe dará muitas oportunidades para escapar de um encontro desagradável, o que faz com que não seja uma escolha adequada, uma vez que não será fácil arranjar uma desculpa para esquivar-se a meio.
  • Ficar por casa: Convidá-la a ir até sua casa no primeiro encontro pode ser interpretado como falta de interesse suficiente para pensar num programa mais criativo e interessante. Também pode levantar suspeitas de que tem planos para passar logo à acção no primeiro encontro.
  • Jantar fora: Dispendioso e demorado, um jantar não é o programa mais adequado para um primeiro encontro, ainda que seja muito popular. Para além disso, acaba por se comprometer a manter presença desde o inicio ao fim da refeição, o que pode prolongar demasiado o encontro e deixá-lo com poucas oportunidades de o abandonar de forma discreta, educada e credível caso não esteja a gostar.

O que fazer então?

Cada pessoa e cada caso são diferentes, por isso não existem regras universais pelas quais se deva guiar nestas situações. No entanto, tendo em conta que se vai encontrar pela primeira vez com alguém que não conhece, e que não faz a mínima ideia se irá ou não gostar, faz sentido optar por um encontro mais breve e casual, onde possa falar um pouco com a pessoa, conhecê-la, mas ao mesmo tempo despedir-se a qualquer momento sem que esteja a desperdiçar um grande investimento de tempo e dinheiro. Poderá, pura e simplesmente, convidar o seu par para um café, um gelado, uma caminhada, uma breve ida à praia. Um lanche é, também, uma boa ideia.Basicamente, algo simples, acessível, pouco dispendioso, que não constitua um grande compromisso e um grande investimento. Isto é particularmente importante se tiver interesse em conhecer diversas pessoas com quem fala pela internet. Lembre-se que terá a oportunidade de fazer planos mais elaborados para um segundo encontro caso goste mesmo da pessoa. E caso não goste, não terá perdido grande coisa com o primeiro encontro.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *