Apesar da sua imensa popularidade, o Tinder tem-se revelado uma aplicação extremamente frustrante para uma grande percentagem dos utilizadores masculinos. Ainda que a oferta seja vasta, o acesso à mesma parece confinado àqueles que apresentem uma aparência muito acima da média, frustrando todos aqueles que se revelem menos atraentes, mesmo que estejam dentro da média no que toca a aspecto físico. O facto do Tinder também impossibilitar o contacto entre utilizadores que não estejam emparelhados prejudica ainda mais as probabilidades de vir a ter sucesso, uma vez que apenas terá a possibilidade de comunicar com a pessoa do seu interesse caso ela veja o seu perfil e goste. Existem, no entanto, alguns truques que poderão ajudá-lo a maximizar eficazmente as suas probabilidades de sucesso nesta rede de encontros.
Aposte na qualidade das suas fotos
A imagem é, de longe, o factor mais importante no Tinder, daí ser considerado por muitos uma aplicação demasiado fútil. Moralismos à parte, se quiser ter sucesso terá de apostar na publicação de fotos de qualidade. Ainda que ser atraente seja uma mais-valia insubstituível, a realidade é que uma boa parte dos participantes comete erros graves nas fotos que tira e publica, prejudicando assim a sua imagem online e as probabilidades de vir a ter sucesso. As boas notícias são que, em muitos casos, basta uns pequenos ajustes para desfrutar imediatamente de resultados mais satisfatórios, bastando para isso seguir estas dicas:
- Tire fotos com uma boa câmara. Não tem de ser profissional, mas quanto mais elevada for a qualidade, melhor serão os resultados. Portanto, deverá, ou investir na compra de uma boa máquina fotográfica, ou adquirir um smartphone que possua uma câmara de topo. Isto será sempre uma vantagem para si.
- Utilize fotos de alto contraste. Fotos de alto contraste são sempre mais chamativas e ajudam a focar a atenção em si mesmo. Isto pode ser alcançado através de um fundo devidamente desfocado, focando-se na sua pessoa, bem como de uma escolha estratégica de cores que contrastem entre si e se complementem. Se tiver uma t-shirt azul, por exemplo, poderá optar por um fundo cor-de-laranja, de modo a criar uma imagem mais cativante.
- Dê prioridade a fotos em que esteja sozinho, mas publique pelo menos uma foto num contexto mais social. Isto dará ao visualizador aquilo que ele realmente quer, que basicamente é conhecer o seu aspecto físico, mas ao mesmo tempo também lhe confirmará que a pessoa que está a ver tem uma vida social interessante. Ou seja, evite colocar única e exclusivamente fotos de grupo, pois isso poderá confundir o visitante do seu perfil.
- Nunca publique fotos não perceptíveis. Isto inclui fotos tiradas de ângulos manhosos, que impossibilitem a correcta visualização da sua face, bem como fotos de óculos de sol, desfocadas ou de baixa resolução. Quem visita o seu perfil quer vê-lo, e se não conseguir dificilmente gostará de si.
- Abstenha-se de publicar demasiadas fotos idênticas. É aborrecido e transmite uma imagem pouco interessante da sua pessoa.
- Peça para lhe tirarem a foto. É melhor do que uma selfie onde claramente se vê que está a agarrar no telemóvel para tirá-la. Quanto mais casual e genuína a foto for, melhor.
- Esqueça as fotos na casa de banho, ao espelho, ou em tronco nu, a menos que tenha um corpo espectacular. Tudo o que sejam clichés reflectir-se-ão negativamente em si, portanto é importante evitá-los.
- Preste sempre atenção à iluminação. Publique fotos em ambientes cuja iluminação seja lisonjeira. Quanto mais homogénea e harmoniosa for a iluminação, melhor.
Não negligencie a sua Bio
Ainda que não tão importante quanto as suas fotos, uma boa biografia terá sempre um impacto positivo na qualidade dos resultados retirados do Tinder. Idealmente, uma boa biografia deverá ter: classe, humor e criatividade. Mesmo que lhe consuma algum tempo, dedique-se à composição de uma biografia original, que diga algo sobre si, e que idealmente a faça sorrir. Nada de clichés, frases pirosas ou o que quer que seja que revele arrogância e narcisismo. Levante um pouco da cortina, mas deixe sempre algo por descobrir. Se tiver paixões interessantes, mencione-as. Se achar que consegue descrever-se em poucas palavras e de forma verdadeiramente humorística, sem fazer figura de palhaço, então faça-o. Uma boa bio será sempre mais produtiva do que deixar o espaço em branco. Pelo menos, é o que todos os estudos feitos em torno do Tinder têm demonstrado até hoje.
Utilize o “Super Like” estrategicamente
Em vez de desperdiçá-lo na primeira rapariga atraente que lhe aparecer, pondere melhor a utilização que dá aos seus Super Likes diários. Uma boa prática é: ao ver alguém que realmente lhe atrai, limite-se a colocar um Like simples. Se houver compatibilidade, óptimo. Não desperdiçou um Super Like. Se não houver, volte atrás, anule o Like normal e coloque um Super Like.
Goste de mais páginas no Facebook
É mais provável que quem vê o seu perfil coloque um Like caso repare que têm interesses em comum. Uma boa forma de aumentar as probabilidades de ter interesses em comum com possíveis pretendentes é, pura e simplesmente, gostando de mais páginas no seu facebook.